Pesquisar este blog

domingo, 21 de novembro de 2010


Desenvolver as funções previstas para o emprego do policial militar nas atividades de pilotagem de alto risco, preparando-o para agir em ocorrências de alta complexidade, que exijam eficiência e segurança no seu atendimento. Este é um dos objetivos do 1º Curso de Especialização em Táticas de Motopatrulhamento (CETAM), que teve início nesta quarta-feira, 3, e segue até o dia 19 de novembro, com aulas teóricas e práticas.

curso Cetam_3O curso é realizado pela Polícia Militar, através do Grupamento Especial Tático de Motos (Getam). Por meio das instruções, os alunos desenvolverão habilidade de aplicação das técnicas do policiamento do Getam em situação real: acesso rápido a praças, logradouros de difíceis acessos, ambientes urbanos e rurais, em período diurno e/ou noturno, atendimento de ocorrências de roubo a bancos, estabelecimentos comerciais, residências e pessoas, escoltas de autoridades e ocorrências envolvendo suspeito armado de uma forma geral.

curso Cetam_2A abertura do curso foi realizada às 8h desta quarta-feira, no auditório do Quartel do Comando Geral da PM, com a presença dos 78 policiais matriculados no curso, além de integrantes do Getam. Na ocasião, a mesa diretiva foi composta pelo comandante do Getam, capitão Gilmar; o coordenador de trânsito da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Aracaju, capitão J. Luiz; o representante do Corpo de Bombeiros, capitão Feitosa; o responsável pela Subseção de Armamento e Munição da PM (SAM), sargento Gilson; e o sargento PM Jamisson, todos instrutores do curso.

coronel BrazO coronel João Henrique Braz, comandante do Policiamento Militar do Interior, que também esteve presente ao evento, destacou a importância de se ampliar o patrulhamento com motocicletas para o interior do Estado. “A interiorização do motopatrulhamento não será a solução de todos os problemas dos municípios interioranos, mas já é um avanço no sentido de oferecer um policiamento mais especializado à comunidade do interior”, ressaltou o comandante do CPMI.

cetam_BrazCoronel Braz informou que as motocicletas que serão utilizadas nas aulas práticas já estão reservadas, bem como as que serão entregues aos Batalhões após o término do curso, já que o objetivo do Comando é ativar o serviço de motopatrulhamento no interior. O oficial maior informou também que os uniformes para a tropa especializada já estão sendo providenciados e aproveitou a oportunidade para desejar as boas-vindas aos policiais matriculados: “Vamos oferecer o que de melhor nós temos para realizar este curso e esperamos que vocês ofereçam o que de melhor vocês têm durante as atividades”, concluiu Braz.

capitão GilmarO trabalho com motocicletas desenvolvido pelo Getam na Grande Aracaju já tem surtido um efeito positivo, resultando na intervenção policial rápida e precisa em locais onde não há acesso para viaturas convencionais ou o acesso é dificultoso. “O Getam foi criado com o objetivo de reforçar o patrulhamento ostensivo, prevenir e reprimir delitos penais, contribuindo também para a fiscalização de trânsito, escolta e segurança de dignitários. Nossas ações táticas diárias, isoladas ou em conjunto com outras unidades da PM e Polícia Civil, vêm contribuindo para retirar de circulação armas de fogo e drogas comercializadas ilegalmente na área metropolitana de Aracaju”, enfatizou capitão Gilmar, comandante do Getam.

Cetam_Sd FerroO soldado Henrique Cavalcante Ferro, aluno do curso, reconhece a importância de participar das instruções e atualizar seus conhecimentos profissionais para prestar um bom serviço à comunidade. “Meu objetivo é obter o máximo de conhecimento das técnicas de motopatrulhamento, já que hoje o trabalho com motocicletas é uma necessidade das polícias e muitos criminosos estão praticando assaltos com o uso de motos. Pretendo ao final do curso fazer parte do grupamento”, revelou o militar, que está à disposição do CPMI.

Sobre o curso

O trabalho do motopatrulhamento, entretanto, exige habilidades específicas do policial, bem como a compreensão da doutrina de policiamento aplicada pelo Getam, no que diz respeito aos aspectos táticos, técnicos e legais. Sendo assim, os alunos serão preparados durante seis semanas, num total de 480 horas/aula, orientados por instrutores com vasto conhecimento técnico, teórico e prático de patrulhamento com motos. Dentre as disciplinas que compõem a grade curricular do curso estão Armamentos, equipamentos e tiro; Socorrismo; escolta e segurança; Direitos humanos; Gerenciamento de crise e negociação; Pilotagem rápida e defensiva; Mecânica de motos, Treinamento físico militar e Defesa pessoal.

Participam das instruções 78 policiais militares, entre oficiais e praças, lotados no Getam, 2º, 3º, 4º, 6º e 7º Batalhões de Polícia Militar, sediados no interior do Estado. “O curso atenderá uma necessidade premente da PM em dotar o Estado de uma tropa especializada em Operações Táticas de Alto Risco com Emprego de Motocicletas, para o pronto emprego em ocorrências que exijam rapidez e segurança”, salientou capitão Gilmar.

Um comentário:

  1. Sou Cadete da PMSC, preciso entar em contato para conseguir informações. Faço monografia sobre grupamento tático motociclista. Meu e-mail: victorbomfim_infa@hotmail.com
    Att
    Cad PMSC Bomfim

    ResponderExcluir